Se o mês de Julho animou os investidores com o melhor mês do ano em todas as classes de ativos e com boas recuperações relativas aos meses anteriores, Agosto foi um mês que acabou por ser bastante negativo, apesar da primeira quinzena se ter registado um sentimento semelhante ao mês de Julho. 

 

O destaque pela negativa vai para o mercado obrigacionista e em especial para os títulos da dívida pública onde se registaram performances superiores a -5%. As desvalorizações registadas nesta classe de ativos e também no mercado acionista devem-se principalmente à reação dos investidores às medidas que os bancos centrais das principais economias mundiais têm implementado para controlar a inflação que já ultrapassou os 8% e nalguns países os 10%.  

Ainda sobre a inflação, na última semana de Agosto, Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA, afirmou que irão ser tomadas medidas assertivas com o objetivo de atingir a meta de 2% da inflação, implicando isso novas subidas das taxas de juro, assumindo que empresas e famílias poderão sofrer consequências graves com o referido aumento. Do lado de cá do atlântico,  o Banco Central Europeu tomou uma decisão de subida das suas taxas de juro em 75 pontos base, também para fazer face à escalada da inflação na Europa. 

O dólar americano continuou a ser o grande destaque do mercado cambial, a manter a paridade com o Euro e a valorizar-se face à libra esterlina e ao iene japonês. 

Em jeito de resumo, Agosto foi o pior mês do ano para o mercado obrigacionista, negativo para o mercado acionista na Europa e EUA, mas positivo para o Japão e mercados emergentes, onde as políticas monetárias e fiscais não têm acompanhado as medidas dos mercados desenvolvidos. As matérias-primas tiveram uma subida pouco expressiva, fruto da subida do preço gás natural, mas com um registo mensal negativo tanto do petróleo, como dos metais industriais.