O processo de plantação da semente de bambu chinês ensina-nos uma grande lição de perseverança, paciência e trabalho árduo e, por isso mesmo, tem uma relação maior do que imagina com o processo de investimento a longo prazo.

 

Porquê?

 

Porque o bambu, ao contrário de muitas outras plantas, é particularmente único na sua essência. Após a semente de bambu ser plantada são necessários 4 anos de fertilização e irrigação do solo e, durante esse longo período, à superfície do solo apenas surge e se desenvolve um pequeno broto.

 

Nesta fase, todo o crescimento é subterrâneo e, por esse motivo, impercetível aos olhos mais incautos, mas o agricultor continua a irrigar, fertilizar e a cuidar a planta durante 4 anos para que esta possa desenvolver a sua complexa raiz que se estende, vertical e horizontalmente, por uma grande área do solo.

 

São quatro anos de resiliência e trabalho árduo sem praticamente nenhum sinal de progresso… até que, no último ano, o bambu ergue-se até mais de 25 metros! Esta história é claramente uma demonstração do poderosíssimo poder da natureza: a planta de bambu precisa de quatro anos para desenvolver uma estrutura suficientemente resistente de forma a que, posteriormente, possa sustentar o célere crescimento da cana de bambu 25 metros acima da superfície em apenas um ano!

Chinese BambooEsta história é facilmente identificável com o percurso dos nossos investidores.

 

O período mais difícil, para a maioria dos investidores, corresponde exatamente aos primeiros anos em que os constantes avanços e recuos das bolsas fazem com que os progressos no património e a qualidade das decisões de investimento que vão sendo tomadas sejam, por vezes, pouco percetíveis. 

 

E isto requer, não só, disciplina como perseverança.

 

Podem ser precisos alguns anos, mas, no final, os resultados provavelmente serão extraordinários. Tal como os agricultores chineses que se mantêm resilientes e continuam a nutrir e a fertilizar o solo sabendo que no fim do processo de crescimento as raízes de bambu acabariam por quebrar a superfície e erguerem-se firmes e altas acima do solo, nós também acreditamos nos proveitos do investimento a longo prazo, protegendo o património das emoções e desafios quotidianos.

 

Estamos cientes que o percurso de investimento pode ser emocionalmente difícil de gerir e, nos momentos de correção das bolsas, a tentação de abandonar um investimento é elevada. Por isso, acreditamos que é extremamente importante a adoção de uma metodologia sólida de seleção e acompanhamento dos investimentos, a manutenção a todo momento de uma alocação diversificada e uma constante monitorização dos riscos reagindo aos imponderáveis, mas sempre respeitando a individualidade  e necessidades específicas de cada investidor.

 

ESCREVER O FUTURO COM AS DECISÕES DO PRESENTE.

Na Golden acreditamos que as opções que fazemos hoje, escrevem o nosso futuro, pelo que estamos sempre com uma visão de longo prazo.