Vivemos num mundo financeiro complexo, integrado e volátil. Esta crescente globalização, torna imperativo a construção de uma carteira com base no princípio da diversificação. O Asset Allocation é uma abordagem ao processo alocação dos recursos financeiros de um investidor que consiste na dispersão desses investimentos por diferentes classes de ativos. A diversificação é por isso o princípio basilar do Asset Allocation pois ao diversificar a alocação dos seus valores por múltiplas classes de ativos, o investidor poderá minimizar os riscos que incorre e potencialmente melhorar o retorno agregado do seu património.

 

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, por “ativo” entende-se como sendo um bem, valor ou direito passível de ser convertido em dinheiro. A enorme panóplia de ativos financeiros disponíveis pode ser agrupada em 5 grandes classes de ativos de acordo com algumas das suas características, na visão da Golden Wealth Management: Monetário, Obrigações, Ações, Alternativos e Commodities. A cada uma destas classes está associado um determinado nível de risco e de retorno esperado, com uma relação crescente do nível destas duas variáveis.

 

A heterogeneidade subjacente a cada classe de ativos implica que o comportamento destas seja diferente, nos vários contextos de mercados. A correlação entre os ativos, as condições de liquidez e o grau de risco são variáveis e estão dependentes de múltiplos fatores económicos simultaneamente.  Uma condição essencial para uma boa gestão do binómio risco/retorno associada à carteira global do investidor pressupõe uma utilização eficiente dos recursos, com uma distribuição variada. Trata-se de um pressuposto fundamental para o desempenho da carteira no médio e longo prazo.

 

Assumindo um perfil moderado, e que é uma representação fiel do investidor típico português, apresentamos o Asset Allocation pelas 5 classes.

Asset Allocation

 

Note-se que a exigência de um mix estável entre as várias classes de ativos materializa uma proteção adicional do investidor contra possíveis choques e é, assim, uma garantia de uma carteira equilibrada em termos de risco, estratégias e estilos de gestão.

A superioridade de uma estratégia baseada na diversificação advém da evidência empírica de que, numa carteira corretamente diversificada, de uma forma geral, um mau desempenho de uma certa classe de ativos será, pelo menos parcialmente, compensado por um desempenho favorável de outra(s) classe(s).

 

Esta diversificação é incrementada através de um segundo nível de dispersão e diversificação dos investimentos dentro de cada uma das principais classes de ativos.

 

Com base em vários estudos publicados, nas séries temporais reais históricas e um modelo proprietário de estimação de retornos/ correlações esperadas, na Golden Wealth Management construímos uma matriz que nos permite, com um intervalo de 90% e 70%, antecipar a projeção de longo prazo da evolução do património do investidor com investimentos pelas 5 classes de ativos.

Em conclusão, um correto Asset Allocation, ponderado e otimizado de acordo com a situação específica do investidor é um elemento decisivo para o sucesso de longo prazo nos seus investimentos.