Uber, um dos maiores IPO´s da história, hoje, 10 de maio. Em vez de ambicionar uma avaliação bolsista de $100 mil milhões, conforme se chegou a falar no início da operação, a empresa moderou o sentimento dos investidores, fixando o preço das subscrições em $45 por ação. Assim, a empresa estreia-se hoje em bolsa com uma avaliação inicial de $82,4 mil milhões.

 

 

Quando as startups tecnológicas de “biliões” se estreiam em bolsa, a comunicação social tende a desenterrar uma pessoa improvável que, aparentemente, ficou milionária. No caso do Facebook falou-se na altura de uma pessoa que fazia grafittis e que decorou a sede da empresa, tendo sido pago com opções sobre ações do Facebook no valor atual de $200 milhões. Na Google, falou-se de um massagista em part-time que foi trabalhar para a empresa no início e reformou-se com opções sobre ações no valor de vários milhões de dólares.

 

 

Uma vez que a Uber tem um dos maiores IPO´s da história, não será fácil identificar um herói. Embora a empresa esteja a oferecer aos motoristas dinheiro para comprar ações, as recompensas são de $10.000 para aqueles que completarem pelo menos 20.000 viagens – uma gorjeta de $0,50 por viagem.

 

Uma coisa é certa. Existem algumas pessoas que vão ficar muito mais ricas:

Travis Kalanick – fundador e antigo CEO da Uber ainda é detentor de 8,6% da empresa (maior acionista). Será o maior vencedor deste IPO.

Garret Camp – o outro fundador da Uber que ainda detém 6% da empresa, o segundo maior acionista.

Jeff Bezos – o homem mais rico do mundo. Fez um investimento inicial de $3 milhões na Uber que, atualmente, valerá cerca de $400 milhões.

Chris Sacca – um “shark tank” que investiu na Uber quando ainda se chamava UberCab.

Fundos de Investimentos – o SoftBank e o Fundo Soberano da Arábia Saudita.

 

fonte: https://www.cbsnews.com/news/jeff-bezos-net-worth-uber-ipo-to-make-richest-man-in-the-world-even-richer/