Artigo publicado originalmente no The Guardian em 30 de janeiro de 2021

A aplicação que ajudou a alimentar o frenesim de compra de ações voltou a permitir "compras limitadas" aos seus clientes, após conseguir (dos seus próprios acionistas) uma injeção de capital de $1mil milhões  necessária para salvaguardar trades.

 

As ações de algumas empresas, incluindo o retalhista de videojogos GameStop, voltaram a disparar na sexta-feira, na sequência de um “exército de pequenos investidores” que tinham como alvo Wall Street, terem recuperado o acesso à plataforma de retalho  de negociação de ações Robinhood.

A aplicação, tem sido utilizada por pequenos investidores para confrontar alguns  hedge funds num " short squeeze", o que, segundo  algumas estimativas, terá custado a estes fundos perdas de 20 mil milhões de dólares e tinha suspendido a possibilidade de compra de ações de empresas como a empresa retalhista especializada em vídeo jogos GameStop, da cadeia de cinema AMC e da BlackBerry na quinta-feira.

Contudo, a Robinhood conseguiu uma injeção de capital de USD 1 mil milhões dos seus acionistas, na quinta-feira à noite, uma injeção que a empresa considerava ser indispensável para permitir aos seus utilizadores retomar as compras destas ações, promovidas no fórum WallStreetBets do fórum de chat Reddit.

A decisão de permitir o que a App Robinhood disse ser "compras limitadas" resultou na subida das ações da GameStop mais de 67,6% na sexta-feira, elevando a capitalização bolsista desta empresa para os 22 mil milhões de dólares, quase 80 vezes mais do que valia há um ano.

As ações da empresa tinham sido penalizadas na sessão de quinta feira, terminando o dia com uma perda de 44%, depois da Robinhood ter impedido os seus utilizadores de comprar mais ações, despoletando reações muito adversas dos seus clientes  -  a "insurreição do Reddit".

 


Gráfico TheGuardian | Fonte: Refinitiv

 

A SEC - US Securities and Exchange Commission (regulador dos EUA) também saltou para a batalha entre pequenos investidores e alguns hedge funds de Wall Street na sexta-feira, avisando tanto as corretoras como os pequenos traders de que estava a acompanhar de perto “potenciais irregularidades” nas transações dos últimos dias.

"A comissão está a trabalhar de perto com os nossos parceiros reguladores ... para assegurar que as entidades reguladas cumprem as suas obrigações de proteção dos investidores e de identificação e perseguição de potenciais transgressões", acrescentou o comunicado da SEC.

No Reino Unido, o regulador dos mercados financeiros  - Financial Conduct Authority (FCA) emitiu um aviso aos investidores amadores britânicos que estavam a pensar em entrar nesta contenda.
A FCA aconselhou-os a tomarem "extrema cautela" e a advertiu sobre a possibilidade de perderem dinheiro rapidamente e de forma irremediável. Embora Robinhood não esteja disponível no Reino Unido após o cancelamento de um lançamento no ano passado, outras plataformas como a Trading212 oferecem serviços similares.

 

 

We’re warning UK investors in certain US listed shares which are being discussed online to use extreme caution. Volatile markets are unpredictable and mean you can quickly lose money. Losses are unlikely to be covered by the Financial Services Compensation Scheme #wallstreetbets

— Financial Conduct Authority (@TheFCA) 29 de janeiro de 2021

 

 

Um porta-voz da Robinhood no início da sexta-feira descreveu a injeção que recebeu dos seus acionistas no valor de mil milhões (financiados através de facilidades de crédito concedidas por bancos como JP Morgan, Morgan Stanley, Goldman Sachs e Barclays) como um "forte sinal de confiança" e que este reforço dos seus capitais ajudará a "servir ainda mais os nossos clientes".

 

Na tentativa de explicar melhor a sua situação na última semana, num post de blog publicado na sexta-feira à noite nos EUA, a Robinhood divulgou que a quantia que tinha de depositar na câmara de compensação era tão grande que não podia permitir que os seus clientes continuassem a comprar de forma ilimitada e tinha, por isso, de limitar a compra em certos títulos.

"Com os títulos individuais voláteis representando centenas de milhões de dólares em exigências de depósito... tivemos de tomar medidas para limitar a compra desses títulos voláteis para garantir que podíamos satisfazer confortavelmente as nossas exigências".

A Robinhood também contactou os investidores atuais, que incluem os hedge funds Sequoia Capital e Ribbit Capital, sobre o financiamento de emergência, de acordo com o New York Times.

 

A iniciativa de pôr um travão às transações escandalizou os utilizadores da plataforma, que diz ter como missão "democratizar as finanças para todos", levando também políticos norte-americanos de todos os espectros políticos a colocar questões.

Vlad Tenev, co-fundador de Robinhood, recorreu ao Twitter para rebater as teorias de que a proibição temporária se referia à proteção dos hedge funds, alguns dos quais pagam à empresa pelo direito de aceder ao flow das transações dos utilizadores da plataforma.

"Esta decisão não foi tomada sobre a pressão de qualquer market maker ou quaisquer outros participantes no mercado", disse Tenev. "Planeamos permitir compras limitadas destes títulos". Continuaremos a acompanhar a situação e a fazer os ajustamentos que forem necessários". Não podemos controlar, no entanto, a rápida disseminação de informação e desinformação que se verifica nas redes sociais".

A explicação da Robinhood para a necessidade de suspender a negociação é complexa, tornando mais difícil para a empresa repudiar as acusações de compadrio com os gigantes de Wall Street que lhe são feitas pelos seus utilizadores, celebridades e mesmo políticos tão díspares como o republicano Ted Cruz e a democrata Alexandra Ocasio-Cortez. Até sexta-feira de manhã, segundo os analistas S3 Partners, os vendedores de Wall Street da GameStop tinham perdido mais de 19,75 mil milhões de dólares desde o início do ano.

 

Muitos dos traders Robinhood não têm comprado ações no sentido tradicional, mas sim utilizando opções, basicamente, alavancando as suas posições. Como qualquer corretor de instrumentos financeiros, a Robinhood processa essas transações através de "clearing houses", que querem saber se o corretor pode compensar essas transações se tudo correr mal e os seus clientes não puderem financiar as suas próprias posições.

O enorme volume de transações em empresas como a GameStop - e o movimento selvagem das suas ações nos mercados - significava que Robinhood corria o risco de não ter a liquidez necessária para garantir as posições dos seus clientes junto das "clearing houses".

 

É por isso, diz Robinhood, que teve de suspender a negociação na quinta-feira. A angariação de mil milhões de dólares dos investidores colocou a empresa numa posição que satisfaz as clearing houses que têm assim dinheiro suficiente, permitindo que a negociação fosse retomada.