Desde 1978 que, no final do mês de agosto, se realiza um Simpósio Anual de Política Económica promovido pelo Reserve Bank de Kansas City. Este ano, o evento decorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto de 2022


O que é?

Trata-se então de uma das mais antigas conferências de bancos centrais do mundo já contando com mais de 40 edições sendo realizada anualmente desde 1978 (e, especificamente, em Jackson Hole desde 1981).

 

 

Quem participa?

A conferência reúne responsáveis dos principais bancos centrais e organizações financeiras, proeminentes economistas, políticos, académicos e ainda comunicação social. Tipicamente, participam cerca de 120 pessoas, distribuídas da seguinte forma:

 

 

Fonte: https://www.kansascityfed.org/research/jackson-hole-economic-symposium/

 

 

Para fomentar a discussão aberta pela qual o simpósio é conhecido, os participantes são selecionados com base no tópico de cada ano tendo sempre em consideração a diversidade na região, origem e indústria.


O que é discutido?

A missão do evento é promover a discussão sobre questões económicas e políticas de longo prazo, bem como as suas implicações na economia e no mundo.

Para tal, o Federal Reserve Bank of Kansas seleciona um tópico específico para o simpósio e escolhe um grupo de participantes com base nesse tópico. Esses especialistas escrevem e apresentam pesquisas relacionadas ao tema do simpósio. O banco publica os documentos on-line, juntamente com as transcrições completas do evento. Qualquer pessoa que deseje visualizá-los pode fazê-lo gratuitamente on-line ou obter uma cópia impressa gratuita após a publicação.

 

 

Fonte: https://www.kansascityfed.org/research/jackson-hole-economic-symposium/

 

 

 

Qual o tema deste ano?

O tema do simpósio deste ano será a: "Reavaliação das Restrições à Economia e à Política Monetária" no atual contexto macroeconómico.

 

Qual a importância deste evento?

Este evento é acompanhado de perto pelos principais agentes de mercado. O discurso e as opiniões dos principais responsáveis de bancos centrais (em particular a Reserva Federal dos EUA - FED e o Banco Central Europeu - BCE) permite inferir potenciais movimentos e alterações nas políticas monetárias com consequência direta para os mercados financeiros.

O panorama nos mercados financeiros permanece frágil com a expectativa de juros mais altos, tanto nos EUA como na Zona Euro, com o objetivo de controlar a inflação. Assim, destaque para a intervenção de Jerome Powell (Presidente da FED) que é aguardada com algum anseio pelos investidores. Recorde-se que o ano passado o presidente do FED, Jerome Powell, afirmou que as pressões inflacionárias provavelmente seriam transitórias… o que se revelou muito distante da realidade!