2021 tem sido marcado por um volume recorde de ofertas públicas iniciais.

O caudal de operações é tão intenso que têm sido recorrentes os relatos sobre casos de exaustão de banqueiros de investimento. O comportamento histórico dos mercados sugere que estes picos de atividade, invariavelmente, acompanham períodos de sentimento exuberante por parte dos investidores.

Aliás, neste ciclo em particular importa destacar o papel crescente das spacs (special purpose acquisition companies) na chegada de novas empresas aos mercados de capital. As spacs não são mais do que “cheques em branco”, empresas veículo utilizadas para realizarem aquisições de empresas de capital fechado (e que dessa forma “abrem” o seu capital e passam a estar cotadas nos mercados de capitais).

Uma das mais recentes e maiores manifestações de euforia por parte dos investidores pode ser identificada na chegada aos mercados da Coinbase. Esta empresa opera a maior plataforma mundial de compra e venda de criptomoedas. Em 2020 o seu volume de negócios ascendeu a 1.140 milhões de dólares. No dia da oferta pública direta a sua capitalização bolsista aproximou-se dos 100 mil milhões de dólares, ou seja, quase 90 vezes as vendas do ano anterior.

A última vez que testemunhamos múltiplos desta natureza foi no zénite da bolha das dotcom no início do ano 2000. Será pertinente observar como compara a valorização da Coinbase com várias empresas do ecossistema financeiro tradicional:

 

Fonte: Ledger Insights

 

Seja qual for a métrica que escolhamos para analisar a Coinbase os extremos são flagrantes… um que merecerá especial destaque é o facto de o valor desta plataforma ser já maior do que qualquer operador de bolsas de valores. No entanto, o foco dos investidores não está no escrutínio dos fundamentais do negócio, está sim na correlação da atividade da Coinbase com a evolução da bitcoin:

 

Fonte: Bloomberg

 

Em outubro de 2020 o preço da bitcoin encetou um movimento parabólico (no qual valorizou mais de 700%). Neste contexto, convém sublinhar a sintonia entre a Oferta Pública Direta da Coinbase e o máximo histórico da bitcoin. Desde então tem ocorrido uma correção material nos preços, tendo já sido quebrado o suporte oferecido pela média móvel dos últimos 50 dias (algo que não acontecia desde o início deste movimento).

Ou seja, terá sido a euforia em torno da operação da Coinbase o catalisador para um topo importante nas criptomoedas? A acompanhar com atenção…