O Rally de Natal é uma valorização dos mercados acionistas a nível global no mês de dezembro, normalmente visto na última semana do mês antes do novo ano. Este rally é muitas vezes atribuído ao Efeito Janeiro – uma injeção de capitais adicionais no mercado e um maior número de transações por recalibração de carteiras de investimento.

 

O Rally de Natal também é conhecido por Efeito Dezembro, e foi pela primeira vez registado por Yale Hirsch no livro Stock Trader´s Almanac em 1972.

De acordo com o estudo publicado pela Schroders, medindo os mercados globais pelo MSCI World Index, as observações mostram que o índice valorizou no mês de dezembro 79% das vezes desde 1987, fazendo de dezembro o melhor mês do ano para os mercados acionistas, em média, nos últimos 32 anos.

 

O MSCI World Index é composto por 1.636 empresas de capitalização bolsista média e elevada de 23 mercados desenvolvidos.

Não se ficando apenas pela frequência das valorizações no mês de dezembro, mediram também a dimensão dessas mesmas valorizações. Os mercados acionistas globais valorizaram uma média de 2,10% em dezembro, desde 1987. É o ganho médio mais elevado de todos os meses. Agosto tem sido o pior mês, com uma perda média de 1%.

 

Para realçar esta questão, a Schroders analisou a performance de 4 Índices: FTSE 100, S&P 500, MSCI World e o Eurostoxx 50 entre 31 de dezembro de 1986 até 31 de outubro de 2018. O gráfico abaixo agrega a combinação dos dados destes 4 índices de referência para mostrar a frequência com que valorizaram em cada mês desde 1987.

 

 

O gráfico abaixo agrega os mesmos índices do gráfico anterior, mas mede a percentagem média de valorização, mês a mês, no mesmo período.

 

 

 

Outubro tem a 3ª maior frequência de ganhos e a 4ª maior valorização média. Contudo, historicamente, é o mês em que ocorreram os maiores eventos negativos:

Outubro 1987: Black Monday

Outubro 1997: Crise Financeira Asiática

Outubro 2008: Crise Financeira Global

Outubro 2018: Guerras Comerciais e Subida de Taxas de Juro

 

Estudar o histórico dos mercados financeiros pode ser muito fascinante. Muitas vezes existe uma tendência para procurar padrões que possam fornecer pistas para tentar perceber o que será o futuro. Normalmente este tipo de pesquisa leva a suposições – que o mês de outubro é mau (vemos neste estudo que não é verdade), vender em maio porque os meses de verão são muito parados, entre outros.

 

 

Assim, e voltando ao tema deste artigo, de acordo com este estudo verifica-se que não é ficção. Nos últimos 30 anos o mês de dezembro foi aquele que mais vezes valorizou (79%) e o que teve a valorização média anual mais elevada (2,10%). Resta-nos aguardar mais 25 dias para saber se este ano vai somar aos 79%, ou aos 21% (anos em que não valorizou).