Maio foi um mês dominado por movimentos risk-off na generalidade das classes de ativos.

Valor das Coberturas

Fonte: Bloomberg

 

Desde os mínimos de 24 de dezembro de 2018 (momento marcado por um nível de pessimismo similar ao observado no início de 2009 e no verão de 2011), assistimos a uma recuperação em “V” quase tão violenta como as quedas que a precederam.

 

Os drivers destes movimentos não são novidade… em outubro do ano passado o mercado ficou “assustado” com o aparente autismo de Jerome Powell (Presidente da FED) em relação aos comportamentos da economia (abrandamento global sincronizado) e dos preços de vários ativos (não só no universo das ações como especialmente na dívida). O movimento encetado nos mercados acionistas globais no início de outubro, quando a FED telegrafou a sua intenção de continuar a subir taxas, só parou no final de dezembro, quase 20% abaixo! A recuperação só começou depois de Powell ter concretizado uma das mais significativas mudanças de discurso na história do banco central norte-americano (“fed pivot”). Não só deixaram de estar equacionadas novas subidas nas taxas de juro, como foi anunciado o final do processo de contração do balanço do banco central (o QTQuantitative Tightening).

 

O início de 2019 brindou os investidores com desenvolvimentos positivos no domínio da política monetária (o regresso do dovishness dos bancos centrais) e na arena do Trade War! O melhor barómetro para acompanhar os desenvolvimentos da guerra comercial entre os EUA e a China continua a ser a evolução do renmimbi:

 

Valor das Coberturas

Fonte: Bloomberg

 

O primeiro trimestre de 2019 foi prolífico em tweets de Donald Trump sobre os desenvolvimentos positivos nas negociações com as autoridades Chinesas:

 

Valor das Coberturas

Fonte: Twitter

 

Na realidade, o comportamento do renmimbi já estava a telegrafar “boas notícias” desde o final de novembro de 2019… período marcado por bastante incerteza nos mercados acionistas! Da mesma forma, em meados de abril, a divisa chinesa voltou a oferecer um sinal poderoso – desvalorizou de forma significativa antes do mediático escalar das tensões comerciais!

Valor das Coberturas

Fonte: Twitter

 

Em suma, os mercados financeiros têm estado reféns da evolução de duas variáveis macro:

  1. Política monetária
  2. Trade war.

 

Praticamente durante todo o ano de 2018 fomos bombardeados por headlines negativos nestas duas dinâmicas, o que muito contribuiu para os resultados anormalmente maus de quase todas as classes de ativos. No início de 2019 assistimos à realidade inversa… em ambas as variáveis o fluxo noticioso melhorou de forma flagrante, isto é, até ao início de maio! Isto porque, não só começou o mês com a FED a desiludir as elevadas expetativas do mercado quanto a possíveis descidas nas taxas de juro (já em 2019) como Trump escalou, de forma material, as tensões comerciais em duas frentes – China e México.

 

No entanto, o regresso da turbulência não implica necessariamente a impossibilidade de realizar ganhos oportunísticos! Quando, em meados de abril, assistimos ao breakout na divisa chinesa, sem um correspondente aumento de volatilidade nos mercados acionistas, decidimos comprar para as nossas carteiras de investimento “proteção” contra a possibilidade de o pêndulo emocional dos investidores voltar a inverter…

 

Esta operação de cobertura consistiu na compra de puts sobre um etf que replica a performance do S&P500 (opções essas com maturidade em setembro de 2019 e um strike 5% out-of-the-money):

 

Valor das Coberturas

Fonte: Bloomberg

Assim, à medida que o fluxo noticioso se degradou ao longo de maio (em ambas as dinâmicas macro que têm dominado o mercado – política monetária e trade war) não só “dispararam” os níveis de volatilidade como caíram os mercados acionistas… catapultando o valor das nossas opções!

 

No início de junho vendemos a posição com um ganho superior a 50% (em pouco mais de mês e meio). Porquê? No dia 4 de junho Jerome Powell reforçou a forte possibilidade de a FED baixar as taxas de juro (completando assim o “fed pivot” comunicado no início do ano):

 

Valor das Coberturas

 

O comportamento do renmimbi também foi decisivo, particularmente a sua divergência com a recente escalada nas tensões comerciais.

 

Neste domínio mantemos intacta a convicção exposta no nosso Outlook para 2019, isto é, que Donald Trump está mais do que incentivado para alcançar uma solução de compromisso com as autoridades chinesas (uma vez que o calendário eleitoral norte-americano é cada vez mais apertado).

 

Na eventualidade de o sinal oferecido pelo renmimbi estar correto (tréguas na guerra comercial) poderemos entrar no segundo semestre do ano com “vento a favor” nas duas dinâmicas macro que têm dominado os mercados… e assim dar continuidade à tendência de forte valorização que nos acompanha desde a Véspera de Natal.

 

Nota: As opiniões expressas neste documento refletem o ponto de vista da Golden e das pessoas que o elaboram sendo divulgadas aos seus destinatários como mera ferramenta auxiliar, não podendo, nem devendo, justificar qualquer ação ou omissão ou sustentar a realização de qualquer operação, nem substituir qualquer julgamento próprio por parte dos respetivos destinatários, sendo estes, como tal, inteiramente responsáveis pelas decisões que venham a adotar e pelos atos e omissões que venham a praticar. Apesar de a Golden Wealth Management considerar que o conjunto de informação que sustenta a opinião aqui expressa foi obtido junto de fontes credíveis, a sua precisão não pode ser totalmente garantida e nada obsta a que as opiniões aqui expressas possam, a qualquer momento e sem aviso prévio, ser alteradas. A Golden Wealth Management rejeita, assim, qualquer responsabilidade por quaisquer danos ou prejuízos resultantes, direta ou indiretamente, da utilização das opiniões constantes neste documento. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras.