O arranque de 2023 foi acompanhado pela reabertura da China, uma melhoria clara dos indicadores avançados de atividade e mercados de trabalho resilientes que justificaram revisões em alta para o crescimento global.

Embora haja um sentimento de otimismo em relação a economia em 2023, as opiniões dos analistas sobre a performance dos mercados são amplamente dispersas e há uma série de fatores que podem afetar a direção que o mercado tomará.

Por exemplo, as incertezas em torno da política monetária dos principais bancos centrais, a dinâmica geopolítica, os níveis de endividamento e a inflação podem todos ter um impacto significativo na performance dos mercados em 2023.

Enquanto alguns analistas esperam que os mercados continuem a subir devido a uma combinação de fatores positivos, como o aumento da procura por bens e serviços, a estabilização do mercado de trabalho e a política monetária acomodatícia, outros acreditam que os mercados estão sobrecarregados e podem sofrer uma correção. Além disso, há diferenças na perspetiva entre os mercados desenvolvidos e emergentes. Por exemplo, os analistas estão divididos em relação ao potencial de crescimento dos mercados emergentes em comparação com os mercados desenvolvidos em 2023.

A perspetiva dos analistas para o S&P 500 em 2023 é positiva, embora com algumas ressalvas e incertezas a serem observadas. Os investidores devem continuar a acompanhar cuidadosamente os desenvolvimentos do mercado e implementar uma abordagem estratégica para gerir o risco e maximizar o potencial de retorno.

No geral, a dispersão de opiniões entre os analistas reflete a complexidade e as incertezas do cenário económico atual e destaca a importância de uma gestão de risco cuidadosa e uma abordagem estratégica para investir nos mercados em 2023.