Nos últimos anos, os mercados financeiros têm assistido a um novo tipo de tendência no que toca à alocação de capital. Os investidores têm adotado uma postura de maior consciência social e ambiental, refreando-se de investir em empresas associadas a certos produtos e práticas que vão contra esta mentalidade. Esta prática foi intitulada de Investimentos Socialmente Responsáveis, que visam acima de tudo, gerar retornos positivos, enquanto cumprem critérios apertados no que diz respeito à correção das entidades onde o capital é empregue.

 

Apesar de existirem vários critérios que ajudam a definir se um investimento é socialmente responsável, normalmente a posição das empresas num ou em vários dos seguintes tópicos é a base de todos eles:

 

  • Corporate Governance e ética;
  • Práticas Empresariais;
  • Preocupações ambientais;
  • Segurança e impacto dos produtos;
  • Direitos humanos;
  • Relação com a comunidade;
  • Respeito pelos direitos das pessoas indígenas.

 

Assim, para ser considerado um investimento responsável, as entidades nas quais o capital vai ser alocado têm de ter boas práticas no que toca aos tópicos acima. As indústrias que costumam ser mais rejeitadas por este tipo de investidores, são as de bebidas alcoólicas, armas, tabaco e jogo, devido ao impacto negativo dos seus produtos, e de extração petrolífera e de minérios, devido ao impacto ambiental.

 

Outro aspeto a ser considerado é o possível impacto positivo que os investimentos têm, tanto ambiental como social. Para além de uma empresa cumprir as questões levantadas anteriormente, se esta for mais além e contribuir de forma positiva para o ambiente físico e social circundante, irá atrair interesse de investidores que querem marcar uma posição. Ao querer fazer parte do capital social, ou dos compradores de dívida destas empresas, os investidores estão a afirmar-se como indivíduos interessados no bem-estar da comunidade, conscientes do impacto que têm no ambiente, e determinados em fazer o mais correto, de forma a que a sustentabilidade global esteja assegurada.

 

Existem vários tipos de investimentos que podem ser considerados socialmente responsáveis, com vários graus de comprometimento diferentes, que podem ir desde investir em empresas com boas práticas, sempre com o retorno como principal foco, até investir em empresas que realmente fazem a diferença, pondo em segundo plano os ganhos provenientes. Este tipo de investimentos tem tido cada vez mais adesão, seguindo as tendências da sociedade, que cada vez mais se preocupa com tópicos como as alterações climáticas e a responsabilidade social.

Quer saber como investir em empresas socialmente responsáveis? Fique atento aos próximos artigos do blog Golden.