Em 1993, quando o primeiro ETF foi introduzido no mercado (SPDR S&P 500 ETF Trust), o filme Jurassic Park estava a estrear-se, Bill Clinton era o presidente dos EUA e Michael Jordan retirava-se temporariamente do Basketball. Na altura, pouca importância era dada à criação daquele que viria a ser hoje o ETF com maior montante sob gestão: 266 000 000 000 $.

Atualmente, existem mais de 3 biliões de dólares investidos em ETF's.

 

Esta popularidade é justificada, principalmente, pela sua diversificação, comissões reduzidas e possibilidade de negociação intra-diária.

 

ETFs com comissões negativas: ficção ou realidade?

Fonte: Vanguardblog.com

 

Por conseguinte, a concorrência na subscrição destes produtos tem-se aguçado drasticamente, com instrumentos de gestão passiva a cobrarem tão pouco como 0.03%/ano.

 

Esta competição feroz fez com que o impensável acabasse por acontecer: já há quem lhe pague para investir! Leu bem, a Salt Financials, empresa fornecedora de ETFs, anunciou que iria quebrar a barreira dos 0% de comissões, passando a “cobrar” - 0.05%, ou seja, por cada 1.000$ investidos, um investidor recebe 0.50$. Contudo, existe um pequeno asterisco. Este incentivo apenas se aplica aos primeiros 100 milhões de dólares captados, sendo que, após esse valor, passa a ser cobrada uma comissão de gestão anual de 0.29%, ainda assim bem mais abaixo do que a média dos fundos de gestão ativa.

 

Como é natural, existe uma razão para este comportamento. É extremamente difícil captar um montante superior a 100 milhões de dólares (montante mínimo para que um ETF seja economicamente viável). Aliás, mais de 80% dos ETFs lançados em 2018 tinham ativos sob gestão inferiores a 50 milhões de dólares:

 

ETFs com comissões negativas ficção ou realidade2

 

Como em tudo na vida, convém ponderar bem os prós e os contras deste anúncio. Esta benesse é apenas temporária e investir num ETF com pouca liquidez é sempre um risco acrescido para qualquer investidor. Adicionalmente, o novo ETF irá replicar um índice criado pela própria empresa, o que poderá não corresponder ao objetivo dos investidores.

 

Por fim, visto que a BlackRock, Vanguard e a State Street Global Advisors controlam mais de 80% dos ativos sob gestão, será esta uma manobra de marketing por parte de uma empresa bem mais pequena ou o despertar do início de uma nova era de ETFs com comissões irrisórias?

 

No final do dia, independentemente do custo associado a cada produto financeiro, é essencial perceber o que se está a comprar para que não se criem dissabores num momento de maior volatilidade do mercado.

 

Na Golden, o processo de seleção de ETFs segue exatamente esse racional. Não só é estudada a maneira de como é realizada a replicação como também a natureza da classe de ativos, entre outros fatores que façam diminuir o desvio face ao benchmark que procura replicar.

 

Contacte-nos e aborde o tema com um dos nossos financial advisors.