No passado dia 1 de maio, o famoso investidor americano e já nonagenário, Warren Buffet, liderou mais um encontro anual de acionista da Berkshire Hathaway!

 

Tal como em 2020 a reunião ocorreu em formato virtual, e a partir de Los Angeles (e não, como tradicionalmente, em Omaha), Buffet acompanhado pelo vice-chairman Charlie Munger e dos vice-presidentes, Ajit Jain e Greg Abel, responderam às questões dos seus investidores. Comentaram o ano que passou e deixaram também algumas pistas sobre as suas perspetivas para o futuro, abordando alguns dos tópicos quentes da atualidade como o atual bull market e a febre das criptomoedas!

'I do not think the average person can pick stocks' – Buffet

 

Buffet começou por falar do bom momento que a América vive e a dimensão atual na economia americana, destacando que 5 das 6 maiores empresas mundiais são americanas, cenário completamente distinto do de 1989! O investidor utilizou esta paralelo para sublinhar as dificuldades associadas a fazer stock picking e que um processo de investimento sedimentado em trading diário dificilmente gera alfa para os investidores a médio prazo.

 

“You can’t anticipate where the market bottom is” – Munger

 

Os investidores aproveitaram também para revisitar alguns erros apontados no passado, como a venda das posições em empresas de aviação, assumindo o erro, mas reforçando que as cotações das empresas não caíram por estas não serem “empresas de qualidade”, mas sim por causa de um fator externo que surpreendeu o mercado (leia-se, a pandemia mundial do Covid-19).

 

Buffet destacou também a atuação rápida e decisiva da FED!

 

Já em jeito de conclusão, Buffet e Munger reforçaram a sua visão extremamente cética relativamente às criptomoedas, em parte por serem totalmente desreguladas e amplamente usadas para pagamento de atividades ilegais mas também porque não acreditam no seu valor fundamental. E destacaram o tema da inflação que já começa a ser uma preocupação / oportunidade para o conglomerado e que, segundo Buffet, será no futuro próximo uma consequência “inevitável” dos estímulos monetários dos últimos anos.

Por fim, já numa entrevista de rescaldo à CNBC, Buffett, que tem 90 anos, anunciou que Greg Abel, que lidera os negócios fora do setor segurador da Berkshire Hathaway, será o seu sucessor, apesar de não ter adiantado quando deixará a liderança do conglomerado! Esta escolha não é propriamente uma surpresa pois Abel foi nos últimos anos sempre apontado pelos analistas como um dos melhores candidatos a um dia ocupar o lugar de Buffet.