O regresso de Donald Trump à Casa Branca trouxe consigo o ressurgimento e intensificação de políticas comerciais protecionistas, num pacote económico que analistas apelidaram de "Trumpnomics 2.0". No centro desta nova era tarifária, encontramos o caso do cargueiro OOCL Violet, que se tornou num símbolo involuntário da nova guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
O OOCL Violet iniciou a sua viagem a 2 de abril de 2025 em Dalian, China, um importante porto marítimo localizado a norte do Mar Amarelo. Ao iniciar o carregamento de mercadorias destinadas aos EUA, a maioria dos produtos chineses enfrentava uma taxa adicional de 20% – um valor já considerável, originalmente decorrente das preocupações de Trump sobre o papel da China na crise do fentanil.
O cargueiro OOCL Violet, atracado no Porto de Long Beach, Califórnia, em 25 de abril de 2025 | Fotografia: Eric Thayer/Bloomberg
O que tornou este cargueiro particularmente notável foi o facto de a sua viagem coincidir exatamente com a escalada tarifária implementada pela administração Trump:
- Início do carregamento em Dalian: Neste momento, a tarifa sobre produtos chineses era de 20%;
- Poucos dias depois, ao deixar Ningbo (a 7 de abril): A taxa máxima já tinha subido para 45% para automóveis e alguns produtos de alumínio e aço;
- Horas antes de deixar Xangai (a 10 de abril): Um aumento final de tarifas entrou em vigor, elevando as taxas sobre produtos chineses para impressionantes 145%.
Este aumento de última hora acrescentou aproximadamente 220 milhões de dólares aos custos de importação das empresas americanas com carga a bordo do navio.
Em 24 de abril de 2025, quando os estivadores do Porto de Long Beach, na Califórnia, começaram a descarregar o OOCL Violet, este transportava uma carga com um valor total estimado de pelo menos 564 milhões de dólares, segundo dados detalhados de conhecimentos de embarque da IHS Markit.
Cerca de 40% das mercadorias estavam sujeitas à nova taxa de 145%, de acordo com estimativas da Bloomberg News. Os dados sugerem que as empresas importadoras enfrentaram pelo menos 417 milhões de dólares em novas tarifas para todas as mercadorias no navio – isto além das taxas de importação preexistentes.
A análise detalhada da carga do OOCL Violet revela o alcance abrangente da guerra comercial de Trump com a segunda maior economia do mundo:
- O valor total da mercadoria transportada: aproximadamente 564 milhões de dólares;
- As novas tarifas elevaram o custo aduaneiro para 417 milhões de dólares;
- Aumento no custo de importação de cerca de 74% sobre o valor original.
A carga transportada pelo Violet reflete a diversidade da economia global, incluindo desde bens de consumo como peixe, calçado desportivo, massas alimentares e soutiens, até equipamentos industriais e médicos, como empilhadores, luvas de látex para uso médico, pára-brisas de automóveis e cadeiras de rodas. Este vasto leque de produtos evidencia como as tarifas impactam transversalmente praticamente todos os sectores, afetando tanto o quotidiano dos consumidores como as operações das empresas.
O cargueiro OOCL Violet, que começou a sua viagem sob um regime tarifário e terminou sob outro completamente diferente, serve como um poderoso exemplo das rápidas e intensas mudanças na política comercial global sob o "Trumpnomics 2.0".
A escalada tarifária que ocorreu durante a própria viagem do navio – de 20% no início do carregamento para 145% quando atracou na Califórnia – ilustra vividamente como decisões políticas podem transformar radicalmente a economia em questão de dias, criando um ambiente de incerteza sem precedentes para empresas e consumidores em todo o mundo.
Enquanto o debate sobre a eficácia destas tarifas continua, o OOCL Violet permanecerá como um caso de estudo emblemático sobre o impacto real e tangível das guerras comerciais contemporâneas.
À data da escrita deste artigo, 16 de maio de 2025, estas mesmas tarifas foram revistas (temporariamente por 90 dias) para 30%.